Como quase todos os dias ontem alguém me perguntou se estou bem. Disse que está preocupada porque dei um tempo de fazer vídeos. Não sou exatamente uma pessoa de férias – as últimas que me lembro de tirar para viajar e descansar de verdade foram logo que conheci Tiago há uns oito anos atrás – e costumo me sentir melhor viajando a trabalho ou descansando em casa. Mas andava sentindo que precisava dar uma parada. Uma parada dessas minhas meio sem parar mesmo, trabalhando, porém limitando algumas atividades.  E depois de quase dez anos postando videos toda semana acho que dá muito bem pra dar uma pausinha. A sensação que tenho é quase como quando a gente repete uma palavra sem parar e ela perde o sentido. Não consigo entender o propósito de ter que falar de tudo toda semana mais – ainda que esteja cheia de ideias para videos de beleza que já já desencantam. Há toda uma teoria que é necessário manter canais do YouTube saudáveis e em movimento (muita gente faz isso diariamente) para ter algum sucesso comercial. Sim, se você vive de anúncios do Google – quem ainda consegue? – tem mesmo que postar o máximo possível. Lembram do texto que escrevi há uns dias sobre conteúdo e o modelo de publicidade? Há uns dois anos resolvemos reduzir o conteúdo do Petiscos pela metade por simplesmente não achar que tem tanto assunto assim que nos interesse no nosso universo. Agora já comecei a pensar nisso novamente. Menos é bem mais na minha cabeça hoje e descarregar um monte de conteúdo sem necessidade certamente não é a cara do que vejo no futuro (nem no presente) pra mim. O bom (e o ruim) de ter/ser seu próprio negócio é poder escolher quando e como quer mudar; quem a gente quer ser e do que a gente quer participar. Quem me conhece bem sabe que não tem nada mais minha cara do que dar meia volta e andar pro lado contrário quando todo mundo vai numa mesma direção. Mesmo que seja apenas pra olhar as pessoas de um ponto de vista diferente. Então não se preocupem que estou ótima e muito feliz contrariando um pouquinho o que, aparentemente, seria minha obrigação. Um pouco de desobediência sempre é legal. ?

70 Comentários

  1. Mayara Souza Novais

    Acho que é por todo esse cuidado de curadoria e por toda essa forma de pensar que eu ainda gosto muito do Petiscos e leio praticamente toda semana!
    Vocês produzem conteúdos incríveis!
    Admiro muito seu trabalho!

  2. Amoooo assistir seus vídeos. Toda semana não via hora de chegar quinta e sexta. Tomara que vc volte logo. Bjos no coração. ??❤

  3. Poxa, Julia, te entendo… Mas que dá saudades de ouvir o Petit Comitê como podcast no trabalho, isso dá x)

  4. Roger de Lima

    Realmente chegamos em um momento da vida, onde existe uma avalanche ou tsunami de informações boas e ruins, que acabam nos atingindo mesmo que não seja concedido. Mais o importante é saber que você continuara com seus vídeos ( mesmo que eles venham com menos frequência). E é por esse e outros motivos que você é ô que é, e nós te admiramos e gostamos tanto. Continue sendo uma mulher de divergências, o mundo já está cheio de pessoas com pensamentos e ideias iguais. Um beijo de admiração.

  5. Totalmente compreensível, Julia. Faz todo o sentido nos questionarmos sobre nossas direções. Você, como artista, naturalmente perceberá os indícios de que “algo está errado” e é uma grande contribuição para as pessoas alguém parar para refletir sobre o que nos cerca, para, então, propor o novo (ou saídas), talvez. Parabéns pelo seu trabalho. Você faz parte da mudança que você aparentemente propõe. Uma mulher como você contribuindo para a vida de tantas pessoas, principalmente outras mulheres, poderem ter acesso a conteúdo como esse…isso é importante! Sabe o que significa tantas pessoas assistirem seu canal ao invés dos noticiários da tv aberta? são pessoas influenciadas pelo seu ponto de vista, de uma mulher que formula suas próprias ideias!! inspirando outras pessoas, provocando seus pensamentos…é isso! no meio do furacão de conteúdo, você continua a frente, Júlia. É um novo jeito de ter acesso aos acontecimentos, que não pelos grandes jornais ou emissoras… Boa sorte e boas reflexões! aproveite a pausa! abs

  6. ANDREA GÓES

    Perfeito querida!!
    Está certíssima..se já deu, já deu..
    Vc é quem manda e nós aguardaremos com parcimônia outras novidades em outros âmbitos. Vc é genial em tudo o que faz…
    Amoooo
    bj bj bj e desculpe pela insistência.. é que vc já faz parte da nossa sexta.. já acordava com aquele friozinho na barriga..oba hj é sexta, tem pastel de feira, chop e ruiva..hahha

  7. Claudio M

    Julia, te acompanho desde quando eu tinha 13 anos. Hoje tenho 18 e minha admiração por vc só cresce. E nós super entendemos esse tempo. Mas eu tenho uma sugestão, volta a fazer o Petit Comitê do jeito que ele era no começo, com perguntas leves e aleatórias, falando sobre diversos assustos, Assim fica mais leve e não fala tanto desse monte de problema do nosso país e do mundo. Enfim, só uma sugestão

  8. Mesmo sendo mega triste entrar no Youtube e não ver notificação de vídeo novo seu, fico feliz por você fazer o que quer e ainda assim manter seguidores fiéis ao site. E acredito que você logo chega com algo novo que fará valer a pena nossa espera.

  9. Maristela Meireles

    Oi Júlia, sempre adorei seus vídeos e adorava acompanhar o Petit Comitê, mas sabe que eu já me perguntava sobre isso?! Adoro seus comentários e concordo com muitos dos seus pontos de vista, mas nos últimos meses me pegava pensando se não era uma coisa chata pra você ter as pessoas pedindo sua opinião sobre todos os assuntos. É claro que a gente quer te ouvir, mas ninguém é obrigada a nada, não é mesmo?! Ate quando você gravou aquele recado no fim do ano sobre a perda da sua mãe eu pensei: que consideração da parte dela, gente. Deve ser meio desgastante a cobrança… Então espero que você descanse e se reinvente como você sempre faz. E se não, também não tem problema. A gente te adora!
    Um beijo e many thanks por todos os videos divertidos!

  10. Hi,
    Acompanho o blog é o canal desde o início e não sou o tipo de espectadora que comenta ou “aperta joinha” para tudo, apesar de ler e ver absolutamente todas as novidades.
    Sempre admirei a Julia pela inteligência, sagacidade e sensatez. ( CONFESSO QUE TENHO OPINIÕES SEMELHANTES)
    Acho muito válido essa “fase” e resume bem o modo de vida que estamos nos impondo principalmente pelas mídias.
    Esse tal modo de vida,que é por sinal nada adequado a saúde mental.
    A PREOCUPAÇÃO EXAGERADA EM” SER”, ou seja, FAZER, VIAJAR, TRABALHAR (24/7), faz com que nossa essência vá sumindo e tudo se torne automático.
    Após todos esses anos nunca senti a necessidade de enviar uma mensagem de apoio. Mas deixo aqui meu carinho por todos os anos que acompanhei seu trabalho.
    Acredito que este POST deve ser visto como uma inspiração para refletir o que há algum tempo venho percebendo.
    Obrigada!
    Seja muito feliz !
    Bjos
    GV.

  11. Ana Paula

    Mas saiba que vccdaz muita falta, o seu modo de falar e ensinar as coisas eh bem diferente do q temos por aí. Bjs

  12. Alessandra

    Eu fico revisando seus vídeos antigos de máquiagem e vendo alguns que ainda ainda não tinha assistido. É sempre bom fazer isso.

  13. Valeria Augusta

    Ô dona Júlia, já não deu não? Vamos voltar por favor??Bjs

  14. Vitor Freesz

    Tia Julia,
    Minha esposa nao aguenta mais esse hiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaato!
    Volta!
    Bjs da Colômbia!

  15. Oi Julia!! Saudades dos seus videos, me peguei vendo os antigos (o que também é bom),espero que sinta logo vontade de voltar. beijão

  16. Essa vida de ter que postar tudo e toda hora, chega uma hora que cansa, quem gosta de você, gosta desse seu jeito, e nada mais legal, quando a pessoa volta renovada e cheias de coisas novas… Hoje em dia tem muito do mesmo,vai chegar uma hora que todo mundo vai fazer o mesmo que você, porque se cansa de fazer sempre as mesmas coisas… Saudades dos teus vídeos, sim, mas saber que você está feliz é muito melhor que seus vídeos!

  17. Ow Julinha, entendo perfeitamente, mas sabe aquela saudade, de ouvir a amiga conversando…toda semana religiosamente assistia ao petit comité…amo de paixão suas indagações e criticas. e aguardo seu tempo. mil beijos!