Como quase todos os dias ontem alguém me perguntou se estou bem. Disse que está preocupada porque dei um tempo de fazer vídeos. Não sou exatamente uma pessoa de férias – as últimas que me lembro de tirar para viajar e descansar de verdade foram logo que conheci Tiago há uns oito anos atrás – e costumo me sentir melhor viajando a trabalho ou descansando em casa. Mas andava sentindo que precisava dar uma parada. Uma parada dessas minhas meio sem parar mesmo, trabalhando, porém limitando algumas atividades.  E depois de quase dez anos postando videos toda semana acho que dá muito bem pra dar uma pausinha. A sensação que tenho é quase como quando a gente repete uma palavra sem parar e ela perde o sentido. Não consigo entender o propósito de ter que falar de tudo toda semana mais – ainda que esteja cheia de ideias para videos de beleza que já já desencantam. Há toda uma teoria que é necessário manter canais do YouTube saudáveis e em movimento (muita gente faz isso diariamente) para ter algum sucesso comercial. Sim, se você vive de anúncios do Google – quem ainda consegue? – tem mesmo que postar o máximo possível. Lembram do texto que escrevi há uns dias sobre conteúdo e o modelo de publicidade? Há uns dois anos resolvemos reduzir o conteúdo do Petiscos pela metade por simplesmente não achar que tem tanto assunto assim que nos interesse no nosso universo. Agora já comecei a pensar nisso novamente. Menos é bem mais na minha cabeça hoje e descarregar um monte de conteúdo sem necessidade certamente não é a cara do que vejo no futuro (nem no presente) pra mim. O bom (e o ruim) de ter/ser seu próprio negócio é poder escolher quando e como quer mudar; quem a gente quer ser e do que a gente quer participar. Quem me conhece bem sabe que não tem nada mais minha cara do que dar meia volta e andar pro lado contrário quando todo mundo vai numa mesma direção. Mesmo que seja apenas pra olhar as pessoas de um ponto de vista diferente. Então não se preocupem que estou ótima e muito feliz contrariando um pouquinho o que, aparentemente, seria minha obrigação. Um pouco de desobediência sempre é legal. ?

70 Comentários

  1. Oi Júlia,
    Entendo perfeitamente, mas que dá uma dor no coração chegar do trabalho e não ter o Petit Comitê para pensar coisas novas, ouvir suas risadas, isso dá! Mas se o hiato é necessário, estou com você! Bjos de “véia para véia” rsrsrsrs

  2. Cassia Bittens

    Que texto! Tão rock’n’roll
    Cada vez mais sua fã, Cassia

  3. Que bom saber que não vais sumir de vez do YouTube. Adoro teu conteúdo e tudo que trazes para nós é tão rico. Rico em tudo… amor, conhecimento, divertimento e verdade. Não some não! Sou tua fã e já faz tempo! Beijão no teu coração e te cuida!?

  4. Alice Yura

    Por uma dessas e tantas outras que admiro tanto seu trabalho. Júlia aproveite esse momento, mas, volta pq tô mortinha de saudades! “Pois muito bem” ❤❤

  5. Thais Serra

    Li seu texto como se você falasse de mim! Sou exatamente assim, nada mais libertador do que ir na contramão e seguir somente sua própria vontade. Você é demais – saudades dos vídeos!

  6. Julia.
    Estou nessa fase também, de pensar e fazer as coisas do meu jeito.
    Se empreender tem suas dores e delícias, a parte boa eu invento, até para aguentar a ruim.
    😉

  7. Carina Viana

    Essa parte de “dar meia volta quando todos estão indo pra uma direção” me identifiquei total! Haha Tome seu tempo Júlia, sempre haverá lugar para pessoas como você aonde quer que você queira estar…a minha pessoa só resta aguardar! (Ansiosamenten rs) Beijão ?

  8. Ana Utsch

    Júlia, linda, te admiro cada vez mais, se é que tem como. E mesmo sentindo falta dos manuais, essa sua atitude de parar, se dar um tempo, ser tão autêntica, repensar, faz com que você seja ainda mais “fodástica”. Alegria danada de ter você nas internet da vida!

  9. Jubs, te acompanho ha anos! Sempre fiel toda semana no seu canal. Estou sentindo MTO a sua falta! Mas entendo a sua pausa. Espero q os videos de beleza voltem logo ❤❤

  10. Flávia Batista de Lima e Silva

    Júlia,
    Sinto a sua falta. Sou nova nessa história de assistir vídeo de beleza. Gosto do seu canal e não o acho repetitivo. Volta sim! Beijos!

  11. Julia, vc pode tudo. Te acompanho há mt tempo, aprendi a gostar de make por sua causa e esperava ansiosa por cada vídeo do petit comitê… Mas é sempre bom uma pausa. O importante é que tu tá bem…e cada dia mais radiante.

  12. Cla Clery

    Gostei, Julia.
    Das palavras, da decisão. Me fez muito sentido e me identifiquei. Pausa… repensar… contramão… questionar… questionar-se… Isso é a ética da dúvida, que possibilita criar e não, simplesmente, reproduzir. Bjs de quem sempre visita e acompanha a ti e à equipe, mesmo sem ficar numa interação constante.

  13. Paula Souza

    Que bom Julia! É bom dar um tempo mesmo, tirar férias pra cabeça, arejar os pensamentos. Vivemos uma via cheia de informações depressa demais em tudo e acabamos por não refletir e discernir quase nada, nossos olhos acabam “só passando” pelas coisas, sem absorvermos muito. Mesmo não tendo vídeos, é legal ver seus textos, vc tem um jeito muito leve e pacífico de escrever. Não concordo em 100% com tudo o que vejo, mas como diz um jornalista esportivo que ouço, “podemos discordar, mas com educação”. 🙂 🙂 🙂

  14. Querida, você sempre à frente de seu tempo. Tudo o que eu aprendi de maquiagem foi com você, e algumas outras blogueiras da “velha guarda”, mas você sempre foi a melhor.
    Quando, e se tiver vontade, volte e adoraremos.
    Se não, continuaremos acompanhando o portal.
    ❤️?

  15. Gosto muito de te ouvir.
    Vc me faz pensar, e repensar .
    Me identifico MUITO com vc.
    ( inclusive n seguir o fluxo. Sou anti-fluxo .Existe essa palavra? Haha…
    Volte quando achar q deve.
    Estarei esperando …
    ????

  16. Ah mas é que nóis morre de saudade docê minha fia! Certamente sua irreverência, constante renovação e inquietude são os motivos que te movem e nos movem tbem a querer ver você sempre!
    Vi hoje uma foto nossa num curso de Maquiagem que fiz com vc na Escola Madre. Na ocasião eu tava grávida, 2o filho que descobri depois que era dessa vez um menino, mas na ocasião ainda nem sabia o sexo do bebê!
    Se vc puder no próximo post fala de “corte químico” nos cabelos?
    Sofri um na frente do cabelo há 4 meses atras…agora melhorou mas foi ridículo o que conheceu….beijos saudosos

  17. Renata V.

    Tire o tempo que precisar, Julia. Uma pausa para respirar e observar o mundo de um modo um tanto diferente é sempre bom. Novos ares, novas idéias.
    Beijo!

  18. Todos que trabalham com arte, sempre acabam tendo um hiato artístico… Faz parte do show. 😉

  19. Vc merece tirar férias e curtir os frutos do seu trabalho. Fico impressionada com essas pessoas que exigem videos toda semana, todo dia. A informação é tão descartavel assim? Pois vc tem tantos vídeos que adoro revê-los e realmente não deveria ser algo tão desesperador e triste como parece ser.

  20. NOIX TÁ COM SAUDADESS! Ju, você podia indicar uns Youtubers de tutorial que não seguissem a vibe Kardashian, né? Porque tá bem difícil! Eu amo tutorial, os seus principalmente, mas hoje em dia acabo não vendo nada, porque é tudo igual, exagerado e desinteressante! Ajuda noix!!

  21. O bagulho é meu e se não estiver afim de fazer, eu não faço. Adorei. É ótimo fazer o que se gosta, QUANDO se quer. Um dia eu chego lá. Não acompanho seu canal. Minha esposa sim. Mas achei que devia dizer que adorei a atitude. Parabéns. Espero que o blog siga te dando prazer em fazê-lo. E descanse. Faz parte do trabalho.

  22. Ana Clara Turchetti

    Júlia, também sou dessas sentindo sua falta! Aprendi e ainda aprendo muita coisa com você, como dar uma pausa por exemplo, rs. O que você acha, por exemplo, de fazer lives no Instagram? Ia ser uma boa hein. Se fizer, vou estar presente lá, com certeza! Beeijos ????

  23. Júlia, concordo com você. Tudo tem que ser feito no tempo certo. Descanse, do seu jeito, renove suas forças. Fica com Deus. ?

  24. Ahhh faz falta mas sua carinha ser autêntica … Faz faltaaa

  25. Gabi Doimo

    Mas só de saber que vc está bem jpa dá um alívio pq das outras vezes que vc parou foi por algum motivo triste. E teve um outro vídeo que vc disse estra triste pela morte de uma pessoa próxima a vcs.
    A gente sente muito sua falta sim, dos seus vídeos, mas acho que quem é fã e humano entende perfeitamente a essa sua decisão em relação aos vídeos!
    Desejando um bom fds pra vcs aí!
    Beijos! :*

  26. Sinto falta de ter “ver” toda semana, afinal vc é um das poucas que sigo fielmente no YouTube, por justamente te achar original e ir contra a corrente. Mas entendo muito seu lado, desejo que vc fique melhor ainda e fazendo o que te faz bem! Grande beijo, Petit! <3

  27. Debora Morais

    Hj me peguei pensando no q estava faltando no meu fds: vídeo de manual da Ju ❤️
    Saudades!

  28. Para de bobiça e volta logo Juliaaaaaaaaa amamos seus vídeos!!! Saudades enorme! Tou cansada de ficar revendo os vídeos antigos já hehehe Super beijo sua fofa :*

  29. Adoro o petit comitê, mas entendo o ponto!! É melhor conteúdo do que falar por falar…
    Depois de mais de 5 anos, resolvi olhar o canal do Felipe Neto e PC Siqueira, só vi um vídeo de cada, os assuntos era exatamente o mesmo de mais de 5 anos atrás(pode ser muita coincidência). Meu sentimento foi de que eu não tinha perdido nada…

  30. Libia von Poser

    No meu caso, é pura saudade das tuas piadas,risadas e queridice! Volta guria ❤

  31. Carla Leandro

    Até que enfim pessoas estão começando a perceber que o mundo está cheio de “informações” irrelevantes. Eu mesma já deixei de acompanhar vários sites e blogs, chega a ser entediante. Parabéns Júlia, sempre um passo a frente. ??
    Sou fã!

    • Concordo. Também deixei de seguir vários, cansei. Apoio total a decisão da Júlia, menos é mais.

  32. Está super certa.
    Pior coisa para o espírito é fazer algo só para agradar à audiência. Você tem que fazer algo que sinta que vale a pena e te dê um retorno de satisfação, caso contrário,gera uma aflição. Só você saberá disso, ninguém mais. Siga seus instintos e descobrirá algo. É libertador poder fazer o que se gosta, um privilégio. Você pode.
    Sempre na torcida por você.
    Beijos

  33. Entendo perfeitamente a situação. Vivi exatamente o que você viveu em Janeiro, acredito que cada um tem seu tempo e que vai te fazer muito bem. Mas já estamos com saudades, não demore muito…
    Um abraço.

  34. Julia, parabéns por se respeitar, se permitir fazer o que acredita e não o que “pedem” que vc faça!

  35. Sarah Dianovsky

    De uma inteligência ímpar! 😉
    ?? seguimos te apoiando!

  36. Natalia Maciel

    Ok, ok, eu entendo… E respeito também.
    Mas eu adoro seus vídeos de maquiagem!
    Adoro te ouvir falando tudo de novo mesmo não sendo nada de novo!
    O que posso fazer?? Eu gosto!
    E tô sentindo uma falta danada!

  37. Simone Pereira Dias

    Júlia,
    Conheci o universo de videos no You Tube assistindo seu canal há muitos anos. vc me inspirou de muitas maneiras, por isto super entendo seu momento, mas que dá saudade, dá.
    Bjokas

  38. cibele willke

    Mesmo com saudades, eu entendo muito você Julia. Faça o que estiver a fim e quando estiver afim.
    Queremos você bem e se não está na vibe de fazer vídeo agora. Não faça.
    Beijocas!

  39. Arasando sempre!!! Ande pra quantos lados quiser, curta todos os assuntos que te interessarem, a vida é assim cheia de movimentos e lindo demais você se autorizar a isso mesmo sendo uma pessoa pública. To curtindo contigo, emanando um monte de vibrações positivas e criativas e de braços abertos pra quando tu voltar!

  40. Nossa sinto tanto essa necessidade de dar um tempo colocar idéias no lugar pra poder executa-las.
    Pena que as contas chegam!!!!
    Bom descanso todos merecemos

  41. Acho super legítima a necessidade da pausa quando ela vem, ninguém deveria se sentir máquina. Melhor ainda quando dá pra respeitar essa necessidade.
    Também acho super legítima a preocupação/curiosidade dos seguidores e a vontade de ficar por dentro do que está rolando de diferente quando notamos uma ausência, afinal isso é em muito uma manifestação de carinho e reconhecimento de um trabalho bem feito. <3

  42. Sinto sua falta..mas entendo perfeitamente o que esta acontecendo. Ultimamente minha diversão são series, pq ta tudo ficando muito chato.
    Um bj! Cam’s

  43. Julia, acho fantástico você poder fazer o que tem vontade e ficar à vontade com isso ! Isso se chama liberdade. Parabéns pela atitude e coragem ! Imagino ser cansativo fazer a mesma coisa sempre mas tenho certeza que você “aparecerá” com algo novo e diferente e melhor. Quando sinto saudade, vou lá e assisto de novo algum vídeo. Beijos, boa sorte e inspiração !

  44. Sheila Medeiros

    O mais legal disso tudo é perceber que o ‘seu’ público te entende e apoia. Acho que estamos no mesmo barco de sentimentos, querendo transgredir um pouco as regras e fazer o contrário de todo mundo. Nos faz admirá-la cada dia mais. Inspiração é vc, Júlia, em nossas vidas. Bjs!

  45. Jessica Leme

    Julia, estava muito chateada sem seus vídeos, todos os dias falava para o meu marido a falta que você estava fazendo no meu dia a dia, mas após ler esse seu texto entendi perfeitamente o seu sentimento e pude me identificar com ele na fase que estou na minha vida, tentando mudar os hábitos e subtrair pra somar! Obrigada por todas as mudanças que fez e faz na minha vida! Te admiro mulher!

  46. Joana Pinto

    Só não esqueça: se um dia quiser sair, dê um adeus por consideração!

  47. Que bom que está vem. Sentimos sua falta, mas respeitamos sua pausa. Bjs

  48. Ahh Júlia, era só isso que a gente queria ouvir de você: que está bem e só dando um tempo. Ficamos preocupados menina!
    Bjus e tire o tempo que quiser, mas se puder dar um alô de vez em quando agradecemos. ;D